Livro de Libras

Em obra, professoras mostram quais são os gestos exclusivos do estado.
Livro é composto por imagens dos próprios alunos das educadoras.

O universo dos gestos usados por quem tem surdez e vive no Espírito Santo ganhou um registro importante. O livro "Libras e o sabor dos sinais capixabas" traz à comunidade surda, aos profissionais que atuam com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a quem mais se interessar  sinais que são apenas capixabas.
As professoras bilíngues Rosalba Dias Lemos, Nilzea de Faria e Liliane Ramos, que idealizaram e produziram o livro, contam que, antes do lançamento, as referências para os sinais vinham de outros estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo. "Esse é o primeiro livro ilustrado de Língua de Sinais do Espírito Santo. É um registro oficial que nasceu da nossa dificuldade como professora de mostrar aos alunos sinais que são locais", fala Nilzea.
O livro conta com mais de 300 sinais que são ensinados por meio de fotos de alunos das professoras. Foram dois anos e cinco meses de pesquisa para conseguir esse resultado. Um trabalho que só traz orgulho a todas elas. "Valeu muito a pena todo o esforço, a gente lembra das dificuldades e tudo. Mas vale a penas, é uma sensação de dever cumprido", conta Rosalba.

Curso
A  Secretaria de Estado da Educação (Sedu), abre nesta segunda-feira (30) pré-inscrições para Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos níveis Básico e Intermediário. Serão ofertadas 870 vagas para professores das redes pública e municipal, servidores de órgãos públicos em geral e membros da comunidade local.

As inscrições podem ser feitas nas sedes dos Centros de Formação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez CAS/EOA (Escola Oral e Auditiva) localizados em Vitória, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, entre das 9  às 17 horas, até a próxima quarta-feira (01). Mais informações podem ser conseguidas através do número 3636-7862.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais foi instituída como segundo idioma oficial do Brasil em 2002. Ela garante que instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde atendam e tratem pessoas com surdez. 
Meu Comentário:  Estou passando a ler mais matérias, sobre diversos livros e culturas, quero trazer algo legal para o blog, porém infelizmente, eu pego as informações de sites grandes, como este o G1, eu penso em escrever uma matéria e tal, mas não tenho como correr atrás de buscar matérias, onde eu mesma pesquisei e escrevi sobre elas, espero que vocês não achem que isso é plágio, afinal, eu dou os devidos créditos ao site que peguei as informações(e quando pego). Bom, eu super adorei essa iniciativa dessa galerinha, um dos meus desejos, é saber língua de sinais, sinceramente, acho super chique e moderno, cara, imagina, você no metrô falando com algum amigo em língua de sinais, tirando o fato que chama super a atenção de outros ao redor, e são poucos que entendem a língua. E é uma "coisa" muito louca, entende? Acho muito maneiro isso(eita gíria danada), um dia, irei estudar e aprender essa língua e irei mostrar a vocês, como serei boa nisso(eu espero) hahaha

Todas as informações, foram tiradas daqui, menos o meu comentário, claro :p

Espero que tenham gostado deste post, e vocês? Tem interesse em aprender língua de sinais, ou já sabem fazer todos os sinais. Fala ai nos comentários!  

Comente

Postar um comentário

 
Our Own Collection • Copyright © 2014 - 2015 • Ilustração feita por Mari Paint Art
• Todos os direitos reservados • Tecnologia do Blogger
imagem-logo